Testes Latin NCAP: carros do Mercosul defasados 20 anos
Há exceções. Ford Fiesta hatch e Honda City conseguiram quatro estrelas nas avaliações, destacando-se em proteção infantil. Outros, embora a proteção infantil seja menor, tiveram 4 estrelas: Toyota Corolla XEI, VW Polo hatch, Renault Fluence, Toyota Etios. Surpreendentemente o Renault Sandero, o mais vendido da marca e o JAC J3 conseguiram apenas uma estrela, mostrando deficiência estrutural.
Os testes são realizados independentemente das marcas ou governos e mostraram, segundo o Latin NCAP, a evolução nos veículos. Mas as conclusões são claras: os produtos para a América do Sul são defasados e, em alguns casos, como no Sandero e no JAC J3, não adianta aplicar air bags se a estrutura do veículo não resiste ao impacto.
Outras marcas, como Nissan March, Peugeot 207, Fiat Palio e Novo Uno, Gol Trend, Ford Ka, Chevrolets Celta e Corsa/Classic, ficaram com mínima estrela, embora marcassem duas ou três, como o Ka, em proteção infantil.
As conclusões do instituto deixam claro, além dos problemas por defasagem ou por economia construtiva, um dos responsáveis pelas deficiências que causam mortes, ferimentos, danos materiais e previdenciários, é a falta de legislação. Seja pela ONU, regulamentando os padrões de segurança, seja pelos governos da América Latina. O exemplo do Sandero merece ser a alavanca para mover governo e políticos. Desenvolvido no Mercosul, a versão aqui produzida, no teste de impacto frontal deformou, até, a coluna traseira! O Sandero vendido na Europa marcou três estrelas no mesmo teste, indicando haver no modelo do Mercosul economia na estrutura.
Fonte: Revista WebMotors