Inseridos no Corpo

15-08-2011 10:56

Inseridos no Corpo

 

Texto: Mateus 16:16-18

“Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;”.

 

A igreja é uma invenção de Deus. A igreja nasceu no coração de Deus. Cristo veio implantar uma célula do céu aqui na terra. Jesus inaugurou a comunhão dos santos e deu o nome de igreja. Etimologicamente, o termo “igreja” tem uma conotação muito mais ampla do que nós conhecemos. A Igreja do Senhor Jesus é a comunidade dos que foram “chamados para fora” do mundo, ou seja, retirados deste sistema de valores que tem como finalidade destruir, denegrir a criação de Deus que somos nós os seres humanos. Somos considerados a menina dos olhos de Deus, e criados a imagem e semelhança de Dele.  

Romanos 12:2 “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”.     

 

·        A igreja não é senão o resultado da vinda do Reino de Deus ao mundo por intermédio da missão de Jesus Cristo.

A Igreja é considerada como sendo a agência do Reino. Os discípulos de Jesus não somente proclamaram as boas-novas a respeito da presença do Reino; eles também foram considerados como agentes instrumentais do Reino, pelo fato de as obras do Reino terem sido realizadas por eles como se fossem realizadas pelo próprio Jesus. Quando saíram a pregar a mensagem a respeito do Reino de Deus, eles também curaram os enfermos e expulsaram os demônios (Mateus 10.8; Lucas 10.17). Muito embora o poder que eles demonstraram tenha sido um poder que lhes fora outorgado por delegação, o mesmo poder de Deus operou através da instrumentalidade deles como por meio de Jesus. A consciência pessoal que demonstraram quanto ao fato de que aqueles milagres foram realizados por um poder que não estava neles próprios serve de comprovação para o fato de que eles nunca realizaram milagres num espírito competitivo ou de vanglória pessoal.

A verdade está implícita na declaração de que as portas do Hades não prevaleceriam contra a Igreja (Mateus 16.18). O significado então seria o de que, quando os homens desfrutassem da salvação do Reino de Deus através da missão da Igreja, as portas da morte seriam incapazes de prevalecer em seu esforço de desviá-los do Reino de Deus. Diante do poder do Reino de Deus operando através da Igreja, a morte perdeu o seu poder sobre os homens e é incapaz de vindicar uma vitória final.

 

·       A vida em comunidade é o tema central na Palavra de Deus.

Em Êxodo 25:1-2 “Então disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta.”

 Deus manda Moisés arredar ofertas no meio do povo. Deus envolve todo o povo, não só para as ofertas, mais também para a execução do projeto (tabernáculo). Deus trabalha em comunidade, Jesus sempre se encontra com as multidões.

A igreja é composta por pessoas, as pessoas são a igreja. E Deus trabalha diretamente nela e através dela. As pessoas que foram regeneradas por Cristo, têm como conseqüência natural a convivência na igreja. As novas criaturas em Cristo, buscam comunhão entre si.   

 

   ·     A igreja é a comunidade dos salvos por Cristo Jesus.

“É muito difícil visualizar a igreja primitiva. Com toda certeza, era muito diferente do cristianismo de hoje. Não havia prédios imponentes, nem hierarquia, nem seminários teológicos, nem faculdades cristãs, nem escola dominical, nem corais. Existiam apenas pequenos grupos de crentes, pequenas comunidades. No inicio não havia nem mesmo o Novo Testamento. O Novo Testamento não era a causa dessas comunidades, mas o resultado delas. Dessa forma, os primeiros livros do Novo testamento foram cartas escritas para essas pequenas comunidades, por causa das suas dificuldades, perigos e tentações. Tudo o que tinham era comunhão e nada mais. Não tinham posição, nem prestigio, nem honra. Os cristãos primitivos eram pessoas que não tinham posição, mais havia poder secreto entre eles, e esse poder secreto era o resultado do modo pelo qual eram membros uns dos outros”.  (TRUEBLOOD, 1958, p.25,26)

 

Fazer parte do corpo de Cristo é ser “membro uns dos outros”. Nós precisamos de Deus e também uns dos outros. Pessoas precisam de Deus e também pessoas precisam de pessoas. Nós fazemos parte uns dos outros, o corpo de Cristo se consiste neste conjunto. Você faz parte deste Corpo. Será que você se sente inserido no Corpo?  Sendo parte atuante dele?

 

Cristo te atraiu e te salvou. Sinta-se amado pelo Pai, você é uma parte muito importante do corpo, o Senhor te salvo e te colocou no Corpo. A igreja é a comunidade dos salvos o seu lugar é aqui. Deus quer ministrar na sua vida e quer fazer de você uma bênção.  

 

Pr. Rodrigo Paradela.

 

 

Estudo ministrado na Rede de Adolescentes e Jovens – INTERLIGADOS EM CRISTO.

No último sábado dia 13 de Agosto.