Igreja Congregada e a Igreja Espalhada

29-08-2011 13:36

Marcos 13:10 "Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações."

Existem duas perspectivas da igreja como corpo de Cristo. Primeira, a do corpo de Cristo reunido. Segunda, a do corpo de Cristo espalhado. A igreja em comunhão e a igreja dispersa. A igreja reunida em um endereço (templos, casas, etc) em um ou mais dias da semana – igreja congregada. A igreja espalhada, é a igreja pulverizada no meio da sociedade para permear todos os seguimentos.

 

A Igreja Congregada

A igreja se congrega para adorar, exaltar e celebrar ao Senhor Jesus. E a presença do Senhor é certa. O Espírito Santo opera de maneira inigualável e maravilhosa. Onde estiverem dois ou três reunidos em Seu nome, Jesus está em seu meio.

Os membros da igreja local se reúnem num mesmo lugar. Um local pré-determinado. No sábado à noite, no domingo pela manhã e à noite a reunião acontece em um local preparado e destinado para tal finalidade. E assim obedecendo a Palavra do Senhor. A igreja se congrega por causa das necessidades de seus membros, pois a igreja congregada auxilia, dá suporte e anima a si mesma. Hebreus 10:24-25 “Consideremo-nos uns aos outros, para estimularmo-nos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costumes de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; tanto mais, quando vedes que se vai aproximando aquele dia.”

Quando a igreja se reúne, o Espírito Santo se move para fortalecer, orientar e dirigir, mediante a sua Palavra (Bíblia). Ele inspira e preenche Seu povo. Como é importante o corpo de Cristo reunido, são momentos de fortalecimento no Espírito e também um fortalecimento mútuo entre os membros.

A mutualidade é a expressão da comunhão do corpo:

“Amados, amemo-nos uns aos outros” (1João 4.7);

Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Ef. 5.21);

Antes, sede uns para com outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Cristo, vos perdoou” (Ef. 4.32);

“Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gl.6.2)

“Orai uns pelos outros, para serdes curados” (Tg. 5.16)

Precisamos uns dos outros - isto é corpo de Cristo. “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente”. (1Ts 5.11) O fortalecimento dos membros está na igreja congregada. O Corpo se reúne para adoração, instrução, proclamação da Palavra, comunhão e para preparar e treinar os membros.

 

A Igreja Espalhada

Onde quer que vá um dos membros da igreja, ali estará indo a igreja. Jesus está vivendo nesta pessoa, para realizar novamente tudo o que fez quando esteve presente fisicamente. Durante toda semana, sua igreja está dispersa por sua comunidade, região, estado, nação, até os confins da terra.

 A igreja é o corpo de Cristo quando se encontra reunida, mas é também o corpo de Cristo quando está espalhada.

Onde sua igreja for, ali estará indo Jesus, para amar as pessoas, ministrá-las, tocá-las e conduzi-las a Deus. Jesus estará indo através do seu povo nos lugares mais comuns: nos lares, às fábricas, aos escritórios, às escolas, aos vizinhos, reuniões sociais, etc. Que potencial glorioso!!!! Uma igreja tão plena de vida de Cristo penetra inteiramente em sua comunidade com o testemunho de Jesus. Assim como foi falado dos primeiros cristãos: “Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (Atos 17.6). A igreja precisa está inserida na sociedade para poder levar a vida de Cristo. Profissionais que levam a bandeira de Cristo.

 

Em Atos 8 Deus dispersa a sua igreja. A igreja não estava cumprindo o IDE de Jesus – “Ide, portanto fazei discípulos de todas as nações”. A igreja ficou em Jerusalém. Deus, porém, espalhou o povo, e ele foi por toda parte evangelizando (Atos 8.1-4).  Esta é a missão da igreja.

A igreja congrega-se para: adorar, orar, fortalecer seus membros e prepará-los para evangelizar.

A igreja espalha-se para: servir, testemunhar e ganhar vidas para o Senhor Jesus. 

 

A missão de Jesus na terra é de buscar e salvar o perdido. “Porquanto Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3.17).

Se a igreja é o seu corpo, Ele vive nela. Sua missão torna-se nossa missão.

 

Pr. Rodrigo Paradela

Estudo ministrado na Rede de Adolescentes e Jovens – INTERLIGADOS EM CRISTO.

No último sábado dia 27 de Agosto.