Idolatria
Ex: 20:4-6
“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas, nem as servirás: porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia, em milhares, aos que me amam e guardam os meus mandamentos.”
A idolatria não é como muitas pessoas pensam, apenas o ato de uma pessoa se prostrar diante de uma estátua ou imagem. Sim! Esta talvez seja a manifestação deste pecado no seu nível mais medíocre e grotesco, mas o fato é que tudo antes de ser confeccionado com as mãos é primeiramente feito na mente de um indivíduo, através de sua imaginação, e esta influenciada pelo meio exterior. No caso do idólatra, a mente e a imaginação são influenciadas por demônios (1Co 10:19-20).
O pecado da idolatria talvez seja o pecado mais grave que uma pessoa pode cometer. Quando um falso deus é criado à imagem e semelhança de um homem, ele tem o poder de sancionar pecados tornando o errado em certo, pois o padrão moral do ídolo é o padrão de quem o inventou. Este ato trás grandes conseqüências para quem os pratica, pois abre a porta para ação demoníaca imensurável (Ex 20:5).
Com isso devemos nos perguntar, um crente, alguém que um dia conheceu a manifestação do poder de Deus, pode cometer o pecado da idolatria? A resposta infelizmente é sim. Observe o texto a seguir:
1CO 10:1-7
“ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram, todos, debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.”
O texto de 1Co 10:1-14 foi escrito para crentes, este texto nos conta a história do povo de Israel, e em especial construção do bezerro de ouro (Ex 32), o texto nos revela que estas coisa nos foram escritas por figuras, ou seja, exemplos (1Co 10:11) Neste episódio o povo de Deus em um estado de grande ansiedade, e falta de reverência ao seu líder devido ao fato de tardar em descer do monte, decidiram fazer um ídolo para os guiarem.
Esta é uma tentação que enfrentamos, quando não sabemos como proceder em nossa caminhada rumo a Canaã celestial, fazer um deus de acordo com nosso padrão moral. Nos tempos modernos para dar um ar de espiritualidade ao novo deus usam-se versículos bíblicos. Uns dizem que Jesus é a favor do aborto distorcendo uma de suas falas onde Ele usou de uma hipérbole para mostrar um pensamento, outros que podem ter varias mulheres, pois no antigo testamento homens de Deus o vaziam, e por ai vai.
É claro que estes exemplos são extremos, mas existem deuses mais sutis. Fazemos novos deuses quando amamos: pessoas, coisas, trabalho, ministério, família, ou até a nossa vontade e desejos mais do que ao próprio Deus. Só existe uma maneira de não cometermos esta transgressão, obedecendo 100% a Deus, ou seja, os seus mandamentos (Jo 14:15 e Jo 14:21).
Seguindo nesta linha de raciocínio os dois grandes mandamentos são: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento./ Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mt 22:37 e 39). O fato é que muitos dizem: “Com Deus eu estou bem!” Mas em contra partida andam cheio de preocupações, não falam com irmãos da igreja, e quando se reúnem para orar é mais ou menos assim: “Deus! Visita os hospitais, vista os presídios, de comer ao faminto”. Acompanhe o texto:
Mt:25:31-46
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos do meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado, desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.Então dirá, também, aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer, tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles, também, lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.”
Não estou falando de salvação por obras, pois é possível que alguém faça isso sem amar o próximo, mas é impossível amar o próximo sem se comprometer em ajudá-lo. Lembremo-nos de que Jesus já completou a sua obra na terra e se assentou a destra do Pai (Mc 16:19). Ele enviou o seu Espírito para habitar em nós (Jo 14:16), e Ele disse que se crêssemos Nele faríamos as mesmas obras que Ele fez (Jo 14:12), nós somos embaixadores de Seu reino (2Co 5:20), e Ele já nos deu poder para ajudar os necessitados (Mt 10:1). Os nossos pés foram feitos para irmos até os perdidos (Ef 6:13). As nossas mãos para tocar nos enfermos (Mc16:18) e nossa boca para proclamar a boa notícia do Reino de Deus (Mc 16:15). Só faremos isso se Jesus for o nosso cabeça Ef(1:22), pois se somos dele já temos a sua mente (1CO 2:26), mas temos que renovar nosso entendimento (Rm 12:2). Vamos e tomemos posse dessa palavra, pois em Seu nome faremos maravilhas. Vamos fugir da idolatria! “Portanto, meus amados, fugi da idolatria”. (1Co 10:14).
Por: Plínio de Assis Tavares
Estudo ministrado na Rede de Adolescentes e Jovens – INTERLIGADOS EM CRISTO.
No último sábado dia 24 de Setembro.