A importância da Igreja
A importância da Igreja
Colossenses 2:13-15 “E a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.”
A igreja é a divulgadora do reino de Deus. O Senhor Jesus capacitou e outorgou poderes a seus discípulos para tal tarefa. A cada dia pesa sobre a igreja o dever de propagar o reino. Porém nós temos visto que a cada ano que passa este objetivo tem ficado em segundo ou terceiro plano. Por que será? Será que esquecemos o nosso objetivo como igreja? Ou estamos sendo engolidos pelos valores seculares? Quem vai saber...? Uma coisa é certa, precisamos retornar ao objetivo central da igreja, voltar a sua natureza - precisamos retornar a Deus.
Por que existe Igreja?
A igreja é usada por Deus para transmitir o Reino. A Bíblia nos ensina que todos os homens pecaram carecem da graça de Deus, “pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). A igreja pela sua origem (fundação) tem por obrigação transmitir ao pecador a mensagem (Jesus Cristo) que muda sua história. Sabemos que o salário do pecado é a morte, a separação eterna da presença de Deus.
Como é importante uma igreja inserida na comunidade e vivendo esta realidade. Assim como a igreja primitiva que vivia intensamente a sua realidade, passava por todas as dificuldades, perseguições, e morte. Mesmo assim ela cumpriu a sua missão que era de levar o reino de Deus adiante. Uma igreja triunfante. Uma igreja que viu milagres, sinais, e acima de tudo contemplou salvação em Cristo.
Para que existe a Igreja?
Deus quer restaurar pessoas, formando assim um novo homem. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deu, a saber, aos que crêem em seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. (João 1:12,13) A existência da igreja só faz sentido, porque existe um mundo que precisa ser mudado e transformado pela pregação do evangelho.
Uma igreja contextualizada faz a diferença no meio da sociedade, não pregando a mensagem que eles querem ouvir, mas a mensagem que eles precisam ouvir. É para isso que existe a igreja, para cumprir o IDE de Jesus “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e Filho e Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:19,20) Deus usa a sua Igreja, ou seja, homens cheios do Espírito Santo para ministrar as boas novas de salvação.
A ação do Espírito Santo através de sua Igreja
Para sermos pessoas usadas por Deus é preciso está cheios de Espírito Santo. Temos que ter ajuda do Alto, revestimento do Santo Espírito, como está relatado no livro de Atos dos Apóstolos 1:8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas...”. Um dos objetivos da igreja é tornar-se um canal do Santo Espírito, uma igreja que não se preocupa com prata e ouro, uma igreja que chama pra si a responsabilidade: “Olha para nós”, “Não possuo nem prata, e nem ouro, mas o que eu tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”. (Atos 3:4,6)
Uma igreja dependente do Espírito está pronta para avançar e conquistar almas para o reino de Deus. Nós como igrejas do Senhor precisamos viver para ele em toda e em qualquer circunstância.
Deus quer sinalizar sua presença no mundo por meio da comunidade dos salvos que é a igreja. É por isso que eu preciso saber POR QUE EXISTE A IGREJA; a igreja existe porque existe um mundo que precisa ser mudado pela pregação do evangelho. PARA QUE EXISTE A IGREJA? Para cumprir o IDE DE JESUS com a ação do ESPÍRITO SANTO. Buscando o exemplo da igreja primitiva.
Palavra ministrada no dia 20 de Agosto. Na reunião INTERLIGADOS EM CRISTO.
Pr. Rodrigo Paradela